Re: Edição não-linear

Oi Flávio

Em Qua, 2003-01-29 às 15:14, João Flávio Ribeiro escreveu:
> Um tema que me interessa muito desenvolver com software livre é a edição
> não-linear de vídeo digital. Há iniciativas dos desenvolvedores Debian neste
> sentido? Sei pouco a respeito, a única referência que tenho nesta área é o
> Kino, software de edição que substituiria o Adobe Premiére e similares
> proprietários.

Eu também tenho muito interesse neste campo, mas não tenho o hardware
necessário para trabalhar com video (ainda)... existem inúmeros
projetos interessantes nesse campo... se você procurar por
non-linear no freshmeat (http://freshmeat.net) você vai encontrar muitos
projetos como o cinelerra , o próprio kino e outros...

> Também não sei como anda o diálogo do GNU/Linux com hardware
> de captura de vídeo (placas pinacle e outras). Estou acessando a lista para

Existem interfaces para as diferentes placas de captura através do
Video4Linux (a API do kernel para captura de vídeo), e também há
suporte para dispositivos DV através de portas firewire e etc...

> pedir informações a este respeito e, se ainda não há iniciativa nesta área,
> propor que os voluntários do Debian assumam este desafio. Seria um salto
> considerável para a produção cultural alternativa se pudéssemos servir uma
> distribuição Debian voltada para a produção de cinema digital.

Existe muito software interessante nesta área, como o blender3d
(www.blender3d.org) para gráficos 3d , o ardour para gravação
e edição de trilhas de áudio e inúmeros outros para síntese de
efeitos e etc...

Se ao menos tivéssemos acesso ao hardware necessário... mas uma câmera
DV sozinha custa mais de R$7K ... :(
Computadores para trabalho em vídeo (uma estação e computadores para
cluster de processamento) não sairiam por menos de R$20K paus...

Empacotar o software para o debian é a parte fácil.

--
Eduardo Marcel Macan <macan@colband.com.br>
Colégio Bandeirantes LTDA