GAR - discutindo algumas ideias

Olah devels!

Queria discutir uma ideia meio imbecil (talvez...) em que estive pensando nos
10 minutos que antecederam essa mensagem: pq naum usamos o GAR no Debian?

Antes de continuar: **nao** estou propondo uma substituicao do dpkg pelo gar.
Ao contrario, estou propondo um backend do apt para o gar. Explico...

Sou um fan do BSD Ports hah algum tempo. Naum acho nem um pouco pratico para
as tarefas do dia-a-dia, mas acho extremamente util poder baixar, compilar
otimizado, e instalar um programa do nada, simplesmente baseando-se em um
banco de dados de repositorios e regras para tal. O gar, isso naum eh nenhuma
novidade, eh o equivalente ao Ports para o gmake.

Bem... naum estou propondo que isso seja uma ferramenta para o usuario comum
(que deverah continuar usando apt-get install <pacote>, como faz hoje), mas
achei tentadora a possibilidade de nos, developers, utilizarmos o gar para
manter os nossos pacotes. A ideia eh simples:

(1) apt-gar fetch - acessaria a base de dados, e obteria o pacote do local de
origem (naum do repositorio do Debian)

(2) apt-gar checksum - calcula o checksum do pacote fetch-ado

(3) apt-gar extract - dah um tar zxvf no pacote

(4) apt-gar patch - aplica os patches necessarios (incluindo o diretorio
debian/)

(5) apt-gar configure - executa debian/rules configure

(6) apt-gar build - constroi o pacote .deb

(7) apt-gar install - executa dpkg -i no pacote

Naum vejo muita utilidade para o usuario comum, mas o usuario medio-avancado
vai gostar, sem falar de nos, developers, que vamos usar e abusar do "apt-gar
build". Alem disso, naum teremos de aguentar comentarios do tipo "BSD eh
melhor pq tem o ports", "uso Gentoo pq dah para otimizar tudo", etc.

Alem disso, podemos manter um repositorio oficial de Makefiles em
gar.debian.org, por exemplo. Um apt-gar update faria a atualizacao desse
banco de dados localmente. Com o pacote gar.deb do release final stable
poderemos incluir toda a tree desse repositorio (ou criemos um pacote extra
tipo gar-data.deb).

Enfim, jah estou divagando demais. Que acham? Naum tenho muita experiencia com
o gar (soh de mexer no garnome), mas gostei muito. Acho q seria uma otima
aquisicao para o Debian (e poderia ser melhor ainda se partisse de nos). Mas
o que me levou a propor isso, principalmente, eh facilitar a nossa vida ao
manter nossos pacotes.

Enfim... alguem notou algum problema??? Alguma coisa que eu tenha presumido
erroneamente ou que impossibilite/dificulte a implementacao dessa ideia?
Alguem tem uma ideia de como podemos encarar esse projeto?

Para quem naum entendeu patavina, uma apresentacao do GAR foi feita pelo Linux
Journal, e pode ser encontrado em http://www.lnx-bbc.org/garticle.html

[]s

Pablo
--