Re: [DEBIAN] debian e ubuntu - características, divergências e semelhanças

Fala amigo,

vou dar meus dois cents...  ;)

Em 19 de outubro de 2010 01:36, roberval.sena@gmail.com
<roberval.sena@gmail.com> escreveu:
> Galera,
>
> Eu tô aqui brincando com várias distros e fico me perguntando,
>
> 1) o porque da preferencia do publico pelo ubuntu?
> 2) marketing?

Em partes sim, em partes não. O Ubuntu foi criado para ser amigável, e
foi investido muito dinheiro privado. Um milionário excêntrico achou
que podia ajudar a comunidade criando uma nova "marca" de Linux.

A preferência do público, em partes prefere o Ubuntu, isso não é regra.
Mas para fazer um desktop, ele é mais fácil, e somos tendenciosos a
escolher as coisas mais fáceis.
Ele inclui diversas coisas proprietárias que não podem ser incluídas
no Debian. Já com o Debian, vc precisa saber exatamente o que está
fazendo, ou as coisas podem entortar.

E realmente, os objetivos dele (fundador do Ubuntu) foram alcançados,
imagino até mesmo superados.

> 3) Existe realmente muita diferença 'substancial' estre debian e ubuntu?
> (fora a instalação) ?  *detalhe* claro que sei que que um é inspirado no
> outro.

Milhares:

0) O Debian é feito por uma comunidade independente de qualquer
instituição. (Apesar de algumas estarem "abraçando a causa", como a HP
por exemplo, que emprega muitos desenvolvedores Debian.

1) No Ubuntu tem softwares proprietários e com trademark como Java,
Flash, Firefox, etc... No Debian, por definição e conceito de software
livre, esses softwares não são disponibilizados por padrão. Você
precisa instalar depois, e no caso do Firefox, temos o Iceweasel, que
é um irmão gêmeo do firefox.

2) O Debian é universal, o Ubuntu é para Desktops, apesar de ter
diferentes versões hoje em dia. O debian é preferência de
desenvolvedores, e o Ubuntu, de usuários.

234567890').....

> Outra coisa:
> 4) A cada 6 meses tem um ubuntu novo..  E dá-le CD novo e, nova instalação,
> mesmo baixando  pelo synaptic acaba sendo uma nova instalação e que demora
> horas.
> O mesmo acontece com o debian? e preciso "re-instalar" o sistema a cada
> versão?  ou é uma atualização simples dos pacotes com o 'apt-get upgrade'
> normal?

Em nenhum dos dois vc precisa "re-instalar", mas sim vc precisa baixar
muita coisa
pelo apt para atualizar. Isso é normal.  Você faz um "apt" do Windows
XP para o Vista?

Mas em geral, uns 700MB de atualizações é bem aceitável.

> 5) Porque o pessoal do debian não faz uma instalação digamos mais 'amigável'
>  pra cativar novatos?

O Debian tem uma instalação muito simplificada, IMHO.
Você testou o instalador novo? Você conhece as opções dele?
Sabia que tem um modo gráfico?

> 6) Os amigos não acham de a instalação do debian tem passos demais é pra ter
> o desktop, é um pouco cansativo? e pra ter ele completo são muitos passos?

O Debian é universal, como eu disse, possui uma coletânea invejável de
softwares.
Você já deve ter visto ele em diversos locais que vc nem imagina.

O Ubuntu é mais focado em arquitetura i386, simplesmente seleciona
pacotes e softwares e os recompila numa coletânea.

> 7) ou os amigos acham que ele não é pra usuário final ou seja o desktop?

Depende, eu sou usuário de desktop, colaborador do Debian, e uso ele
em meu Desktop.
Até minha mãe usa Debian.  Acho que ele pode rodar muito bem num
desktop, assim como em uma torradeira eletrônica.

> Por favor, eu não quero desrespeitar ninguém, são dúvidas verdadeiras que
> gostaria de saber de quem realmente sabe.
> Sei que o pessoal do slackare, te crucifica se perguntar algo assim. Tanto
> que há pouco tempo os desenvolvedores dele, tiveram que voltar atrás na
> criação de "facilidades", pois houveram reclamações fortíssimas dos
> usuários...com ameaças inclusive....
>
> acho que não é o caso aqui... são só dúvidas honestas.
>
> obrigado!
> []s Sena

Essas dúvidas são muito frequentes.

Acho que o Ubuntu só ganhou a proporção que tomou no Brasil (e olhe
que o Brasil hj representa uma fatia fortíssima do bolo global)
porque o Morimoto parou com o desenvolvimento do Kurumin, que fazia
coisas semelhantes ao Ubuntu, em favor dos novatos e usuários de
Desktop. Mas é claro, o trabalho da canonical, tecnicamente falando, é
bem interessante, eles são bons.

Mas considero o Ubuntu limitado comparado à universalidade do Debian.

abraço,

Guilherme Rocha
GF7 Doc & Systems - Soluções Tecnológicas
Pesquisa e Desenvolvimento - World Wide
R. João Goulart, 170  - Rio Pardo - RS - CEP 96640-000
Mobile:  +55 51 81400360 - Home Page:   http://www.gf7.com.br