Re: Diretório /bin/ apagado

2009/5/18 Rafael Gomes Dantas <rafagd@gmail.com>:
> Tem uns alias que as pessoas costumam colocar, pra sempre pedir confirmação
> na hora de fazer as coisas.
>
> Colocar isso:
>
> alias rm=rm -i
> alias mv=mv -i
> alias cp=cp -i
>
> No .bashrc do seu root faz ele perguntar "Deseja sobrescrever/deletar o
> arquivo? <Y/N>" antes de fazer qualquer coisa. Daí vc só responde Y se for o
> que vc realmente quer.
>
> Não sei se é uma boa prática, mas em todos os servidores que o pessoal da
> empresa que eu trabalho contratou, isso vem por padrão.

Se a máquina não sofre atualizações/instalações constantes, é boa
prática montar certos diretórios em partições separadas e em modo
somente leitura. Na hora de instalar/atualizar algo, basta o "mount
/dir -o remount,rw" antes e o "mount /dir -o remount,ro" depois.

--
Fabiano Pires
Profissional Linux LPIC-2