Re: Uma placa de rede dois IP's como fazer ?

2009/5/18 João Conegundes Filho <jc.fi@terra.com.br>:
> Amigos por favor, como posso configurar a placa de rede de meu servidor
> Samba / Postgresql, ter dois número de IP
> exemplo 192.168.0.5 e 192.169.123.3, agradeço a colaboração.
>
> João Conegundes Filho

Esta ai uma questão interessante.
Manualmente, modo pré-histórico (lá por idos do kernel 2.x) que ainda
funciona, mas atualmente e desencorajado o uso.
ifconfig eth0:0 192.169.123.3 netmask 255.255.255.0
Isso e chama alias de ethernet (não e virtual*, não confunda).

Método preferível, após instalar o pacote iproute.
ip addr add 192.169.123.3/24 dev eth0
Esse realmente inclui um ip adicional na interface.
Para ser os ips configurados:
ip addr show dev eth0

Como fazer isso na hora do boot?
Não sei, o man interfaces não diz nada a respeito de ips extras,
exceto o do ipv6.

Usando alias, talvez incluir a interface eth0:0 funcione (não testei)
auto eth0:0
iface eth0:0 inet static
        address 192.168.123.3
        netmask 255.255.255.0
        network 192.168.123.0
        broadcast 192.168.123.255

Usando ip route, talvez disparando o comando pelo up
auto eth0
iface eth0 inet static
        address 192.168.0.5
        netmask 255.255.255.0
        network 192.168.0.0
        broadcast 192.168.123.255
        up ip addr add 192.168.123.3/24 dev eth0
        pre-down ip addr del 192.168.123.3/24 dev eth0

Se não me engano, distribuições como o fedora já usa o iproute para
ativar a rede na hora do boot.

Claro, que nada impede que parte da rede seja configurado pelo script próprio.

*
Interface virtual e o criado pelo vconfig, ou seja, vlan 802.1q, ex.:
vconfig add eth0 101
ip addr add 192.168.101.1/24 dev eth0.0

--
Paulino Kenji Sato