Bindaddres - Mudar/Definir a Interface de uso

Saudações.

Alguns softwares dão a opção de se escolher qual interface de rede utilizar p/ comunicação. Por exemplo, se tenho 2 links de Internet com o ping posso escolher qual utilizar:
ping -I eth1 host ou ping -I eth2 host

Mas tem alguns softwares que não dão essa opção. Por exemplo o mailx.

Existe alguma forma, sem mudar o software, de fazer isso?
Através da marcação de pacotes ou com algum outro software que faça a ponte de comunicação?

Obrigado.

Wendell