Re: Linux e VIA Chrome 9 HC IGP

* Konnichiwa Luis Gomes-sama:
> Mais um pra lista dos que não funcionam: Mandriva.
>
> Não funcionam: Debian Lenny, Ubuntu 9.04 e 8.10, e Mandriva.
> Funcionam: OpenSuse11.1, e uma versão qualquer do insigne.
>

> A pergunta agora é, o que o debian, o ubuntu e o mandriva tem em comum, que
> não tem no opensuse??

	Recentemente peguei um comp da STI com o Insigne. Após remover
do sources.list os sources do Insigne e colocar o Debian, o vídeo parou
de funcionar. :) É essa mesma placa.
	O problema é que ela é muito nova e os "drivers", openchrome, para ela não
estão em estado "maduro".
	Fiz um teste com o Ubuntu 8.10 AMD64 (a máquina é Intel Dual
Core) e funcionou, embora o xorg.conf não mostrasse qual "driver" estava
usando.
	Bom, resolvi fazer o "upgrade" para o 9.04 e travava a máquina
já na inicialização.
	Reinstalei o 8.10 e fiz o "upgrade" de alguns pacotes, tirando
tudo que se relacionava ao Xorg e está funcionando bem.
	Antes de resolver o problema, vi vários tutoriais na Net para
compilar o openchrome na mão e, pelo relato, funciona.
	Respondendo a sua pergunta sobre a diferença nas distribuições,
acredito que o Insigne tenha um time de desenvolvedores próprios e eles
devem ter achado a forma correta desse "driver". Acho que a mesma coisa
acontece na Novell.

[]'s,

Still
--