Configurando DHCP ("Praticamente" resolvido, mas preciso de ajuda)

Olá pessoal da lista, tudo beleza?

Bom, esses dias aí eu migrie por linux, tive um puta rolo com a
configuração da internet, até que com a ajuda dos camaradas aí que
estavam me ajudando a me livrar do windows eu consegui uma conexão,
mas por mais coisas que eles pedissem pra mim fazer aqui, eu não
conseguia navegar, obtia uma conexão segundo os logs, só que estava
tudo muito muito muito lento...

Então hoje quando cheguei da faculdade já chateado por não ter
resolvido isso decidi voltar pro windows, mas então pensei em fazer um
dual boot com o debian-br cdd (que é o que eu estava começando a
usar), pra ao menos ter internet e pesquisar uma solução em paz... até
que quando eu termino de instalar o windows eu fiz uma coisinha que eu
sempre faço pra conseguir internet... tipo... ele sempre configura
automaticamente quando eu instalo o Internet Explorer 6.0+ só que a
internet fica muuuito lenta... e eu arrumavo isso da seguinta maneira:
nas propriedades da placa de rede tem umas opçõezinhas e lá tem uma
chamada "connection type" [ou algo assim] e está configurada como
"autosense" aí eu sempre mudei (pq o técnico mudou e a net funcionava
legal) pra "10Mbps_FullDuplex" [ou algo assim]... e aí a net funciona
numa maravilha só... e tipo, eu acredito que se eu configurar isso lá
no linux a internet deixe de ficar lenta e fique normal...

A questão é: Onde eu configuro o tipo da conexão (AutoSense, 100Mbps,
10Mbps, Full Duplex, etc...)???

Obrigado pela atenção e pelo tempo já prestado ao meu caso.