Re: Alterar separador decimal no gnome e GNU R

--- Marcelo Luiz de Laia <mlaia@fcav.unesp.br> escreveu:

> Pessoal,
>
> Sempre que vou utilizar o R (programa estatistico) eu esbarro em dois
> problemas. Tudo por causa de um programa chamado ArrayVision que so
> roda
> no windows e que salva os dados com separador de decimal ponto (.) e
> separador de milhares a virgula (,). Esses dados sao salvos em um
> arquivo delimitado por tabulacao.

considerou já utilizar vi e um ou outro comando de substituição que ele
tem? se é para apenas arrumar um titulo e tirar virgulas e deixar
pontos no lugar... usar perl também pode ser um tremendo ganho de
produtividade, ainda mais se você tem sempre que realizar esta
tarefa... melhor que ficar abrindo programas gráficos para alterar uma
linha, para gerar alimento para outro programa...  Bem, mas é uma
questão de gosto e eh a minha opinião.

> Para eu ler esses dados no R eu preciso arrumar os titulos das
> colunas,
> uma vez que o ArrayVision faz uma caca com os nomes.

quais cacas? espaços nos nomes? CP850 ? ;) talvez tambem dê para se
arrumar utilizando um comando qualquer.

>Para fazer esse
> arranjo, eu edito o arquivo txt em uma planilha (gnumeric ou calc ou
> excel). Aqui comecam os problemas:
>
> 1. O gnumeric, meu preferido, entende que os valores sao todos texto.
> 2. O calc modifica todos os valores
> 3. O R nao entende o que se passa!
>
> Bem, como eu faco para que eles entendam que o ponto é o separador
>de decimais?

na parte de preferencias do openoffice você pode escolher quem é quem.
no gnumeric deve haver algo parecido.

> Como eu faco para que as mensagens do R sejam dadas em ingles
> (mensagens
> de erros, etc)?
>
> Isso facilitaria pedir socorro em uma lista de falantes ingles.
>
> So que eu gostaria que o meu sitema ficasse em pt_BR. No windows
> existe a opcao la no painel de controle.

não entendi. Se você quer que as mensagens do R sejam dadas em ingles,
e ao mesmo tempo quer que o sistema esteja em português, posso supor
que atualmente não é nem um nem outro. Altere os valores das variáveis
de locales no arquivo de configuração da sua área, provavelmente
$HOME/.profile, ou $HOME/.bash_profile.

Se você for o administrador da sua máquina, e quiser alterar
globalmente, utilize um dpkg-reconfigure locales e escolha português.
para um refinamento de quais linguas e caracteristicas para quais
elementos, execute um "locale" dentro de um terminal para ver as suas
opcoes, altere-as dentro de /etc/profile.

Se quiser um programa com uma lingua diferente do seu sistema, chame-o
em um terminal com LANG=<lingua> nomedoprograma, ou crie uma entrada no
menu do seu gerenciador gráfico com isso.

Sim, o windows tem muita coisa que se faz usando o mouse, mas como não
me recordo de qual ambiente gráfico você utiliza e a minha bola de
cristal está meio embaçada, não posso ir alem daqui.

> Obrigado

de nada

[]'s, Henry

http://br.messenger.yahoo.com/