Re: Personalizar teclas modo-texto

No dia 15/06/2006 às 22:51,
Erick <debianizer@gmail.com> escreveu:

> Boa noite!
>
> Pessoal, existe alguma forma de eu fazer com que uma tecla que nao serve
> pra nada, funcione como '/' e '?'  ?
>
> É a primeira vez que preciso disso, qualquer idéia já me ajuda.
>
> PS:  modo nao-grafico

Vou te contar o que fiz aqui, após pesquisar no google algumas dicas.

Tenho um teclado abnt2, com cedilha e 2 teclas windows, mais uma tecla
de menu. Tenho uma tecla windows (aquela da janelinha) ao lado do alt
esquerdo e uma outra ao lado do alt gr na direita. Ao lado dessa tecla
windows tem uma tecla de menu.

Como escrevo texto em espanhol preciso dos símbolos ¿ e ¡ nos meus
textos. Eu te aconselho a seguir os meus passos, para ver se funciona.
Se funcionar, vc pode alterar a tecla que quiser depois, pois o método
vai estar testado.

Para configurar a tecla windows da direita e a tecla de menu para
mostrar ¿ e ¡ respectivamente, como root, fiz o seguinte: (faça backup
dos arquivos antes de alterar!)

# vi /usr/share/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.kmap.gz

procure por:

keycode 126 =
keycode 127 =

E escreva o seguinte:

keycode 126 = questiondown
keycode 127 = exclamdown

Grave o arquivo.

Para terminar,
# dpkg-reconfigure console-data

Escolha o mapa que vc modificou anteriormente, no caso br-abnt2. Vc
também pode copiar o arquivo com outro nome e modificá-lo, basta
escolhê-lo agora.

Pronto, já tens ¿¡ ¡¡¿¡¿¡

Bom, agora cabem algumas explicações. Vc tem 2 coisas importantes para
descobrir. O keycode da tecla que quer modificar e o keysim que quer
atribuir a esta tecla.

O keycode vc pode descobrir com o aplicativo showkey. Veja que estou
falando de tudo imaginando que está usando modo texto. Para
modo gráfico o showkey vai mostrar outros valores. Ou seja, não use o
showkey em modo gráfico para descobrir os valores do modo texto.

Aqui tenho 0x7e e 0x7f para as teclas que citei. Usei o aplicativo gbase para
converter o hexa para decimal. Deu 126 e 127.

Por haver lido em um tutorial eu sabia que os keysim que precisava eram
questiondown e exclamdown. Para mudar outras teclas use o programa
dumpkeys para ver o que o seu mapa de teclado traz. Ou procure na
internet como descobrir o keysim certo. Eu não tenho certeza sobre isso.

Para mudar no X é muito fácil. Veja meu .xinitrc

xmodmap -e "keycode 116 = questiondown"
xmodmap -e "keycode 117 = exclamdown"

Note que o keycode é outro. Eu os obtive com o programa xev, que é tipo
um showkey para o X. Hum, acho que há outros modos de fazer isso no X,
se vc usa gnome ou kde. Eu não uso nenhum dos dois e assim como fiz funcionou na boa.

Um abraço

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Já que você tem de pensar de qualquer forma, pense grande

--Donald Trump