Debian em Notebook

Fala pessoal.. blz???

Sou usuário de debian há um pouco mais de um ano em desktop, mas comprei um notebook ha pouco tempo e estava querendo saber das pessoas ai que tem notebook com debian... existem muitos pacotes utilitários para notebooks??? tipo... gerenciadores de energia, wireless, sei la...

apesar de ser grande fã e defensor do debian, achu q ele peca um pouco em aplicaçoes graficas e ultimamente estou sem tempo para ficar futucando, entao preciso de praticidade com esses aplicativos.

Qual das releases do debiam está melhor para notebooks? (ai vai da experiência dos users com notebks).

Cheguei a colocar o suse10 na minha maquina, mas hum.... sei la... naum eh a mesma coisa... hehe... apesar de ter tudo grafico... bunitinhu.. sei naum... naum me convenceu... hehe

alguem ai usou o ubuntu??? é bom mesmo? eh verdade q naum tem muito suporte a multimidia????

Valew..
abracos..
Gustavo