cluster doméstico e simples

Olá pessoal,
    Tenho dois PIV um de 3.0GHz e outro de 3.2GHz cada um tem duas placas
de rede uma of-board e outra on-board eu utilizo a internet através
dos dois PCs com um modem velox bridge e um hub conetado a ele, às
vezes me conecto via placa on-board ou of-board, pois tem dia que uma
funciona e a outra não. O que quero é criar uma intranet em casa onde
os PCs se conectariam usando o HUB sem  auxílio do modem velox(este só
seria útil para acessar a internet), mas para isso tenho que
especificar qual placa de rede seria utilizada nesta intranet, pois o
quero mesmo é fazer um pequeno cluster de duas máquinas e depois
configurá-las para rodarem programas em paralelo sem o auxílio do
modem, portanto gostaria de saber quais arquivos configuro para fazer
isto, quando usava o redhat , eu fazia isto via /etc/hosts e
configurava a placa com ip fixo de classe C , mas no meu debian eu
ainda não sei fazer isso, há os dois PCs funcionam com o debian sarge.
obrigado

F. W. S. Lima
Departamento de Física
Centro de Ciência da Natureza