Re: En: Linguagem de programação.

Acho que a escolha da linguagem nao eh taaao importante, tudo depende
do tipo de aplicacao, isso deve ser levado em conta.
Ja vi pacotes que eram distribuidos compilados, como o Blender 3D, um
programa de modelagem 3d que eu uso. Voce baixa o tar.gz, descompacta
e usa, nao precisa compilar pq ja vem compilado

Vc pode escolher seu ambiente de programacao e compilar o programa
para distribui-lo. Nao sei ate que ponto isso eh possivel mas eh
viavel.

Ambientes interessantes incluem:
o Lazarus que e a implementacao livre de uma ferramenta RAd sobre o
freepascal, semelhante ao delphi
o gambas, semelhante, eh a implementacao livre semelhante a um visual
basic, nao tem compatibilidade com os arquivos de projetos mas possui
a mesma linguagem de programacao.
o Anjuta para desenvolvimento em c++ em conjunto com o Glade para a
interface grafica.
o Projeto Eclipse, para desenvolvimento de aplicacoes java

Há muitas possibilidades e essas quatro sao interessantes.

Falow!!!