Pendrive e autenticação em NT

Olá a todos, primeiro gostaria de me apresentar.

Meu nome é Antonio Olinto e trabalho na área de biologia marinha / oceanografia,
em Santos (SP). Em informática minhas maiores áreas de interesse são as
aplicações estatísticas (utilizo o R) e banco de dados (um dia aprendo
postgres). Também tenho interesse em programas de SIG, como o Springer.
Considero-me um usuário médio em Windows e iniciante em Linux.

Gosto da idéia de software livre e estou tentando domar o pinguim "na marra". Já
utilizei o Kurumin, o Ubuntu e ultimamente estava rodando o Fedora C4. Instalei
anteontem, pela rede, o Debian. Agora tenho o Fedora em casa e o Debian no trabalho.

Aqui no Instituto de Pesca, onde trabalho, temos um curso de mestrado e eu
gostaria de começar a divulgar o Linux ... mas antes tenho que aprender a usar!

Lamentavelmente não conheço ninguém próximo que utilize o Linux, por isso achei
que seria bom entrar para uma lista.

Minha máquina aqui no trabalho é um Pentium III 1.1, 256 mb RAM, com placa ASUS
e Intel 810 Series Chipset.

Tenho duas dúvidas:
1) Como fazer para que o Debian reconheça meu pendrive LG 256mb?

2) Aqui no trabalho há uma rede windows e um servidor NT. A conecção entre os
computadores, para compartilhamento de documentos, e com a internet é
independente do servidor. Este funciona mais como um armário onde cada um tem
uma caixa. Consigo navegar pela internet, ver toda a rede interna, entrar nos
outros computadores que rodam Windows 98 e XP mas, embora veja o servidor NT,
não consigo entrar nele. O que posso fazer?

Com o Fedora eu acessava o pendrive automaticamente e entrava no servidor,
bastanto apenas dar o nome e a senha. Já li sobre as diferenças entre as duas
distribuições e, embora pareça ser um pouco mais difícil, gostaria de investir
no Debian.

Obrigado,

Antônio

WebMail Bignet - O seu provedor do litoral
www.bignet.com.br