[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: que cd's estão cada pacote? não me convenci ! !



Bruno de Oliveira Schneider wrote:

Eu não tenho internet em casa e faço assim: copio todos os pacotes do
meu /var/cache/apt/archives num CD e levo pra casa. Tudo que eu tenho
instalado está cabendo num único CD. Assim eu uso o primeiro CD do
Debian para começar uma instalação e termino com o meu CD.

A conversa tá longa, mas quero dar a minha contribuição.

Quando fui instalar o debian em 10 máquinas num cliente meu, nao queria depender de rede nem de (apt)proxys para a instalação. Entao o meu procedimento foi: 1. discutir quais programas o cara estava interessado (seja a categoria ou o próprio nome do programa) 2. fiz uma instalação no meu micro mesmo, do zero, instalando todos os pacotes que combinei com o cara + os que eu achei relevantes e/ou uteis 3. depois de tudo rodando como eu queria, dois passos foram importantes: rodei o 'dpkg --get-selections > file.txt' pra pegar a lista de pacotes e configurei o apt-move

O que faz o apt-move:
Running apt-move periodically will assist in managing the resulting partial mirror by optionally removing obsolete packages, and creating valid local Packages.gz files. It can also build a partial or complete local mirror of a Debian binary distribution (including an ``installed-packages only'' mirror).

No caso, eu usei essa ultima caracteristica dele - installed-packages only.

Depois q o apt-move tá funcionando direitinho, vc tem todos os pacotes que voce precisa localmente; mais alguns truques que nao me lembro exatamente quais e vc consegue gravar os pacotes em CDs, e essa é a *sua* seleção de pacotes. Nao interessa o que tem em cada CD do sarge oficial, nao interessa a sequencia, dependencias, etc etc etc. Ai, na hora da instalação, use ele diretamente via apt-cdrom.

Nao ocasiao, me lembro bem, coloquei uma cacetada de pacotes (desktop com KDE, gimp, OO, inkscape, sodipodi, planner, etc etc - vejam, varios programas com as mesmas funcionalidades que era pra nao ter dor de cabeça) e somando TUDO nao chegou a dar 600 megabytes de .deb. Ou seja, nem encheu um CD, e eu tinha tudo o que eu precisava e um pouco mais. Depois, usando esse CD e o CD1 (ou o netinstall) eu era capaz de instalar a estação inteira em menos de 1 hora.

Claro, colocando os pacotes típicos de servidor (apache, php, mysql, etc) deve aumentar um bom tanto, mas talvez nem chege a 700 MB. E depois configurei o apt-proxy numa máquina, funcionou muito bem. (poderia até ter evitado tudo isso usando só ele, se nao fizesse questão de guardar os pacotes num CD)


A minha sugestão pra vc, RicardoFunke, é: construa seus próprios CDs com os pacotes que vc vai precisar. Vale a pena. Entende pq a lista do que tem em cada CD não é uma coisa tão importante assim? Se precisar, depois ele pega alguma coisa na internet, assim como os updates de segunraça que vao saindo... Vc vai ver, é pouca coisa que vc vai baixar da rede.

Eu acho que essa característica do debian poderia ser mais explorada, não foi tão simples assim desenvolver esse método. E mesmo assim, as coisas ficam muito espalhadas, tive que revirar vários manuais pra ficar direitinho... talvez algum dia escreva um passo a passo mais detalhado...


A propósito, visitem e prestigiem o popularity-contest:
http://popcon.debian.org/
Pra quem estava com pouco espaço em disco, pode ser util... Vejam o começo do README:
"This package contains a script, /usr/sbin/popularity-contest, which
generates a list of the packages installed on your system, in order of
most-recently-used to least-recently-used.  The simplest way to use this
information is to help clean up your hard drive by removing unused packages."


Sucesso a todos,
Marcos Lazarini



Reply to: