Problemas com conexão

Estou tentando estabelecer uma conexão dial-up no debian 3.1, mas estou
tendo problemas com dns. Como meu servidor utiliza dns estático,
preencho os campos correspondentes no pppconfig. Todavia, quando conecto
e tento navegar, o navegador não "acha" nenhum site. Tive de criar um
arquivo 'resolv.conf' na pasta /etc, mas este problema me deixou
curioso. Existe alguma maneira de se resolver isso sem ter de criar o
arquivo de configuração do resolvedor de nomes na pasta /etc ?

Grato

Rafael Henrique