Criar um repositorio local

Como não tenho muita (prá não dizer quase nenhuma) experiência com Linux, resolvi pedir uma ajuda à lista. Já pesquisei no google e fiz algumas tentativas mas sem sucesso para transformar uma das máquinas que tenho em repositório para as outras 2. A minha dúvida é se para criar o repositório, só podem ser usados pacotes baixados por ftp ou se posso usar também, os pacotes extras que já instalei com apt-get install e via synaptic. Por exemplo, instalei pelo synaptic o gnome-baker. Este pacote fica disponível na minha máquina de tal modo que possa usá-la como repositório para as outras? Minha conexão é por linha discada e dá desgosto baixar por exemplo um pacote 6 ou 8 MB.
Desde já agradeço a ajuda e peço desculpas se o texto estiver muito longo.

Sérgio