Notebook com Debian

Galera, sou newbie em Linux, nao entendo muito de configuração de hardware com o linux. Recentemente comprei um HP Pavilion zv5200 (AMD 64 3000+) e escolhi o Debian pra instalar.

Instalei a CDD para brasileiros e estou tendo alguns problemas no gnome (com XF86), pois depois de um tempo meu mouse USB para de funcionar, so o touch pad continua a funcionar.

Alguem ja teve algum problema semelhante? Ainda ha varios outros problemas, mas creio que resolvendo este do mouse, vou ter paciencia pra procurar melhor no google como adaptar melhor o debian ao meu hardware.

Abracos cordiais.

Albernaz