Como restringir acesso em algumas páginas no Apache?

Amigos,

Tenho um servidor Debian com o Apache configurado. Nesse servidor está habilitado para que todo usuário cadastrado (/home/usuario) possa ter sua página pessoal automáticamente publicada. Dentro da pasta home de cada um existe um diretorio /pagina, assim o acesso fica por exemplo www.teste.com.br/~joao.

Estou precisando restringir o acesso a 2 dessas páginas com login e senha. Alguem sabe como posso fazer isso no Apache?

Flávio