Problema com acesso como usuário comum. Falha login e ssh.

Pessoal

Ontem atualizei uma máquina que roda sarge.
Usei aptitude update ; aptitude -y dist-upgrade

Costumo fazer isso todos os finais de semana.

Só que ontem notei que
assim que terminou a atualização eu não consegui mais fazer login como
usuário comum pelo ssh. As sessões abertas não conseguiam acessar nenhum
programa. Tipo, dava um ls e só via uma mensagem de erro de programa não
encontrado. Dei logout e não consegui mais fazer login de usuário comum
pelo ssh.

Fui testar localmente e também deu problema. Quando coloco o usuário se
senha recebo a seguinte mensagem:

Unable to cd to "/home/leandro"

E ocorre o logout imediato. Se tento fazer login como root vai normal.
Já olhei as permissões de /home, estão normais. Criei um novo usuário e
coloquei o /tmp em lugar de /home/usuario. Segue o problema.

Se tento dar um su como root para virar usuário comum:

tigre:/var:# su leandro
No shell
tigre:/var:#
tigre:/var:# su - leandro
Unable to cd to "/home/leandro"
tigre:/var:#

E não consigo acessar o apache, nem como root. Ele está rodando mas
aparece uma mensagem que não tenho permissão para acessar o diretório
/pagina quando tento acessar uma página.

Parece ser um problema de permissões, de algum tipo. Peguei um backup do
/etc e substitui para ver. Seguiu o problema. Bom, costumo ter backup do
/home, /root e /etc. Do resto do sistema não tenho para testar e ver o
que aconteceu.

Já reinstalei login, bash, libpam, e nada.

Até a atualização estava tudo normal. Não posso imaginar o que
aconteceu.

Alguém tem alguma dica? Já estou pensando que vou ter de reinstalar o
sistema, depois de uns 3 anos só atualizando. Vai dar muita pena. :-((

um abraço

Leandro

PS: A máquina estava totalmente operacional antes, sem nenhum problema
de login, ou do que seja.

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\