Re: Desenvolvimento de Software

    Acho que esse lance de ser uma linguagem VOLTADA para a internet "até"
pode fazer algum sentindo.
Mas faça uma pergunta um pouco diferente para analisar a situação: no que a
internet se baseia ? Seria uma
arquitetura CLIENTE - SERVIDOR ?! não seria ?!

    Então, não é EXATAMENTE o que você pode montar dentro de uma empresa ?

    Digo, você pode montar uma estruturua com UM SERVER interno, onde as
pessoas Vão fazer acesso ao programa, as bases de dados, seja em PostGree,
MySql...ORACLE (eita oracle?...isso não reduz custos)... serão acessadas
como NA WEB ...só que internamente.

    Eu particularmente não vejo problemas de se usar isso. Claro, eu não sei
profundamente como montar essa estrutura, mas nos dias atuais, também
desenvolvi software de AUTOMAÇÃO COMERCIAL, só que em... VISUAL BASIC 6
(tá....eu sei gente...vcs odeiam microsoft.... mas infelizmente o GAMBAS não
está tão próximo do VB 6 para um pulo radical)... Mas voltando ao
desenvolvimento em VB... já está na lista de coisas a fazer nas Férias o
estudo de PHP para desenvolver versão como estou te falando...

    E tem um detalhe... digamos, que vc tenha uma equipe de vendas que
precise acessar o seu software externamente... que mal haveria dele estar
publicado (claro com toda segurança de autenticação possível e com acesso,
por exemplo só de consulta) se seu vendedor estiver em outro lugar ?!

    Percebe o que podemos começar a ganhar com isso ?

    Então...não sei pq não poderia ser feito....

    Essa é minha opinião. Já que você ainda tá na fase de ouvir opiniões.

    É isso. Espero que tenha mais opiniões para confrontar e que leia muito
antes de desenvolver.

    Uma outra coisa, nós da info temos asiendade por novidade... tudo que é
novo queremos aplicar e já implementar mudanças. O que temos que refletir é:

    1) mudanças custam caro! (mesmo as que focam software livre e que
apresentam inocente custo ZERO)

    2) mudanças mal planejadas são traumáticas (as bem planejadas também)

    3) mudanças podem fazer de você um HIGHLANDER...eheheh...vc vai ter sua
cabeça fora do seu pescoço...

    4) NEM TUDO QUE É NOVO É NECESSARIAMENTE BOM!

    5) testes são fundamentais. Não é pq alguém diz que é BOM que devemos
deixar para tras o que temos, mesmo
       porque aquilo que temos pode estar nos atendendo!

    6) mudança de estações de trabalho sem treinamento... é um ERRO. Eu já
presenciei 3 "chefes" implementando isso sem
    dar ouvidos ao que queria dizer...as consequencias e quantidade de
reclamações contra as equipes de TI após mudanças
    foram absurdamente elevadas. Já é traumático a mudar OFFICE para OPEN
OFFICE... imagine SO todo. (Mais uma vez
    por isso que eu falo que uma solução em PHP é bem interessante, pois
você cita no seu e-mail que você pretende
    futuramente MIGRAR todas as workstations para DEBIAN ou qualquer outro
sabor de LINUX... a implementação
    do PHP na aplicação permite a você fazer migração planejada...uma VEZ
que uma aplicação WEB BEM FEITA é
    e tem que ser, acessível por qualquer outro sistema OPERACIONAL...

    7) esteja aberto à mudanças... mas seja prudente

    Qualquer coisa estou aqui para dar minha singela opinião :)

    Claudio Ferraz de Toledo
    um quase Analista de Sistemas :)
    (ainda no final da graduação)