Instalação de client oracle debain

Estou apanhando muito para instalar o cliente oracle no debian

O cliente eu arrrumei no site da oracle... uns tgzs...
depois eu preciso recompilar o php com o parametro pra orcle... moh complicação...
e eh tudo em ingles... e como devem adivinhar nao tenho ingles fluente nem conhecimento fluente em linux... entao dificulta legal as coisas...

Ninguem tem um how-to em portugues de preferencia que ajude a montar esse malabarismo.