Re: /dev/psaux

On Tuesday 26 April 2005 17:24, Ramiro B. da Luz wrote:
> Olá pessoal.

Olá Ramiro, boa noite. Como foi o dia de trabalho, tudo bem?

> [...]
> ambiente gráfico pro usuário, fiz uma propaganda e disse que ia hoje
> ensinar o OpenOffice, estava tudo funcionando perefeito. Quando liguei
> a máquina hoje, o ambiente gráfico não subiu, fui ver e o erro que deu
> foi:
>
>  /dev/psaux does not exist.
>
> Como pode ser, sumiu, não existe mais. O usuário não tem a senha de
> root, não foi feito nada, não vejo como o usuário pode ter feito alguma
> coisa, ele não tem a senha do root. É muito estranho. Alguém tem
> alguma dica? Como recriar este dispositivo?

Passei pelo mesmo problema ontem a tarde quando estava atualizando
o Debian GNU/Linux versão Sarge/Testing com os comandos

 apt-get update
 apt-get upgrade

em um PC que eu havia terminado a instalação no período do amanhã. Note
que eu já havia acessado o GDM e me logado no KDE normalmente. Depois
que os pacotes DEB foram atualizados, reiniciei o PC e o mesmo não queria
acessar o ambiente gráfico - mesmo reiniciando o GDM com o comando
abaixo:

 /etc/init.d/gdm restart

Olhando o arquivo de erros do XFree86 , notei que o mesmo não conseguia
localizar e encontrar os arquivos:

 /dev/psaux
 /dev/input/mice

ambos estavam sendo referenciados no arquivo

 /etc/X11/XF86Config-4

anteriormente funcionando OK. Não alongando muito, só fui descobrir como
resolver o problema meia hora depois. Segui os precimentos abaixo:

- O udev realmente excluiu os arquivos meus arquivos:

 /dev/psaux
 /dev/input/mice

do PC citado acima. Depois de descobrir isso, digitei o comando:

 /etc/init.d/udev stop

para que o dameon do udev não ficasse rodando em background (segundo
plano).

- Efetuei uma conexão remota via ssh em outro PC com o Debian GNU/Linux
versão Sarge/Testing e copiei os arquivos:

 /dev/psaux
 /dev/input/mice

para seus devidos diretórios no PC problemático. Por fim, digitei o
comando:

 update-rc.d -f udev remove

removendo o udev de todos os níveis de execução (runs levels) para
que o mesmo não inicializa-se junto com o PC. E por fim, digitei:

 sync; shutdown -r now

para reiniciar o PC e constatar, graças a Deus, que o X Window System
estava de volta me mostrando a tela do GDM. Ufa! Que aperto!

Só gostaria de saber uma coisa do "udev": por favor, não remova os
arquivos antes de falar com o usuário! :)

> Obrigado.

Desculpem-me pelo e-mail longo e pelos possíveis erros de ortografia.

Tenham todos uma excelente quarta-feira!

--
 Eder S. G. - E-Mail Pessoal: eder@esg-computacao.eti.br
 Analista de Sistemas em Softwares Livres - Juiz de Fora, MG, Brasil