Re: OT: Como convencer amigos de que Debian é o melhor?

On 4/15/05, rodrigo figueiredo <rodrigotal@gmail.com> wrote:
> fala galera,
>
> na moral, não me crucifiquem...mas aqui é o único canal que os
> veteranos da distro podem me ajudar ;-)
>
> então, meu colega está querendo utilizar linux e tem um amigo meu
> insistindo que o slackware é melhor. sou debiano mas sem argumentos
> fortes...

Como assim Debiano sem argumentos fortes???
Ser Debiano já é um argumento muito forte!!! ;-D

Vamos a alguns:

Poder de escolha:
    Tu pode atualizar o teu sistema do jeito que quiser:
só com pacotes binários (aptitude update && aptitude upgrade),
só com pacotes fonte (apt-build update && apt-build upgrade && apt-build world)
ou um misto (minha máquina é testing com alguns pacotes unstable
recompilados para testing);

+ de 1000 mantenedores de pacotes:
Qual a empresa de software que tem tamanho quadro de programadores?? nenhuma !!
A M$ não tem 1/3 desse número. Em compensação, o slackware só tem um
único desenvolvedor.
Qual o que tem mais chances de continuar.

Gerenciamento de pacotes:
O Debian tem o apt.ponto.
Se o troço já foi portado pra mais de meia dúzia de distros
(conectiva, RH, mandrake, suse, Solaris, yellow dog, alt linux,...) é
pq é bom. ponto.
Enquanto o slack recem na versão 8 (se estou certo) apareceu um tareco
inspirado no sistema dos BSDs (tgz). fala sério ;-\.
E que não é incentivado por muitos slackers que conheco.
Isso me lembra uma discussão que eu tive com um colega de faculdade,
slacker varrido:
-Como que tu faz pra instalar pacotes no Debian?
--#aptitude install <pacote>
-E pra desinstalar??
--#aptitude remove (ou purge) <pacote>

--E como tu instala pacotes e resolve dependências no slackware?
-Ah, eu baixo o tarball do site e compilo na mão (./configure, make,
make install)
-O único problema é que não tinha como desinstalar depois (gargalhadas minhas)

Sem comentários ;-)

Mesmo não sendo a mais "bleeding edge" das distros,
Debian tem uma reputação de altíssima qualidade,
(o que é stable em outras distros as vezes ainda não é testing no Debian).

Suporte a hardware:
Debian é uma das únicas (se não a única) distros a ter suporte oficial
a 11 arquiteturas diferentes.
(Um dos testes pra entrar na unstable é que o pacote compile "sem
chiar" em todas as 11 arquiteturas).

Comunidade ativa e independente:
Eu conheco pelo menos meia dúzia de slackers roxos que "batem ponto"
no #debian-br.
Quantos voces conhecem??

> e aí ?

Boa pergunta: e aí??