Re: Comparação Linux - BSD

On 4/16/05, Alexandre Augusto Coconesi <alecaramanti@yahoo.com.br> wrote:
> E ae pessoal, então, tava lendo sobre BSD afinal, uma
> coisa bem legal, pois dizia q o servidor do hotmail
> usa BSD
> (http://brlinux.linuxsecurity.com.br/news2/006633.html?redirected=1)
> e surgiu uma discussão sobre comparaão de Linux em
> geral e BSD, sei lá..  qto a segurança o BSD
> (especificamente o OpenBSD) e tem algumas ferramentas
> de atualização.. porém pelo que entendi no BSD vc tem
> q compilar tudo..  e isso pode ser complicado..
> E ae, o q a galera acha dessa comparação??
>
> falows!!

Não li a comparação, mas utilizo o FreeBSD como meu SO principal (no
trabalho, é Debian). O gerenciamento de pacotes nos BSDs é bem
simples, você pode tanto compilar quanto instalar os binários. A
atualização de pacotes a partir do código fonte é simplesmente uma
questão de você dizer:

make update && portupgrade -a

no shell como root; não acho muito diferente do nosso apt-get update
&& apt-get upgrade, é só mais demorado (porque o sistema vai baixar,
remendar [aplicar patches] e compilar os pacotes pra você,
automaticamente, sem nenhuma complicação).

Uma coisa que gosto muitíssimo no FreeBSD (e o OpenBSD não deve ser
muito diferente) é a ortogonalidade, a limpeza do sistema. O FreeBSD
não tenta fazer as coisas pra você, ele não subestima sua
inteligência, e procura não adicionar camadas sobre camadas de
funcionalidades. Um exemplo disso é o sistema de inicialização. Veja,
no Debian, os arquivos de /etc/rc.*; no FreeBSD os scripts estão todos
em /etc/rc.d, sem frescura, sem complicação.

Mais uma vantagem grande do FreeBSD: documentação. O sistema é bem
documentado, o Handbook
(http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/index.html)
tem tudo que você precisa saber sobre instalação, configuração e
manutenção do SO, tudo em um só lugar.

E tem mais: no caso do FreeBSD, ele roda binários do Linux sem
problema nenhum, aqui em casa eu jogo Doom 3 que é uma maravilha.