Re: Mutt e Cia.

No dia 04/01/2005 às 18:03,
Luiz Carcerelli <luizcarcerelli@yahoo.com.br> escreveu:

> Depois de alguns problemas com os clientes de e-mail gráficos e da
> "intensa propaganda" em torno do Mutt aqui na lista, resolvi
> experimnetar.
> Existe tanta documentação que acabei ficando confuso, por exemplo:
> Em http://www.linux.ime.usp.br/faq/tutoriais/mutt/mutt.php , e'dito para
> dar o comando maildirmake Maildir para criar a pasta Maildir, ao
> digitalo no teminal, como usuário comun ou como root a resposta é
> comando inexistente.

Você pretende usá-lo em conjunção com outros utilitários (como o
fetchmail/MTA/procmail) ou baixar diretamente mensagens através do POP3 interno
do Mutt? A primeira opção é a recomendada, pois o fetchmail/MTA/procmail
fazem o serviço melhor, claro, são designados para tal. Sendo assim, o
procmail já criaria as pastas em formato Maildir, que possui certas
vantagens em relação ao mbox (um arquivo contendo todas as mensagens).

Por exemplo, no meu '.procmailrc', contém uma regra para mensagens da lista:

  :0
  * (^X-Mailing-List|^To):.*debian-user-portuguese@lists.debian.org
  inbox/listas/debian/

Onde joga todas as mensagens desta lista para '~/Mail/inbox/listas/debian/',
já no formato Maildir.

> Ao rodar o mutt pela primeira vez ele cira a pasta
> Mail, são realmente necessárias estas duas pastas?

Por que duas? Fique com apenas com a pasta Mail. (E por enquanto preserve
sua pasta antiga).

> Não achei o arquivo muttrc no meu home devo cria-lo?

Ele deveria ficar/ser criado em ~/mutt/muttrc

> Em
> http://www.unitednerds.org/thefallen/docs/index.php?area=Mutt&tuto=Mutt-mutt_fetchmail_sendEmail#toc5
> mencionam-se várias pastas devem ser criadas manualmente?  Emfim, existe
> alguma documentação que comece do início?  Minhas nececidades são pequenas
> receber e enviar e-mails, filtrar spam e gerenciar as listas.

Não encontrará um 'muttrc' que sirva exatamente para você, é preciso
personalizá-lo. Recomendo começar com uma configuração simples e enxuta, e
ir então adaptando às suas necessidades. Sim, esse início é um pouco
trabalhoso, mas assim que estabilizar, não precisará mexer em virtualmente
nada.

--
Douglas Augusto
                          [Netiqueta]