[OFF-TOPIC] Placa de captura de vídeo para linux

Olá, eu estou precisando comprar uma placa de captura
de vídeo com suporte para linux. Nós estamos em um
projeto para o desenvolvimento de um sistema linux
bootavel para pessoas com deficiencias, e a placa será
util para usarmos uma camera normal e liga-la no
computador para acopanhar o movimento do olhos, como
um mouse. Eu gostaria de saber qual é a placa mais
utilizada para linux e alguma marca boa que desenvolva
placas para linux, uma boa placa, com bom desempenho,
boa imagem, para se ter uma ideia da qualidade eu
preciso de uma placa de mais ou menos R$ 3000,00.
Gostaria de saber também se essas cameras de video USB
com movimentação e zoom via software, são plug em play
no linux, ou seja se todas tem suporte no linux. Um
exemplo dessa camera é a sony pro-70 de U$1500,00, tem
um link aqui
http://www.videobotics.com/frcammotionpro70.html

Agradeço a ajuda,
Otavio.