Re: Logs

On Fri, 5 Nov 2004, Allan Queiroz wrote:

> Olá amigos, hoje eu entrei no diretório /var/log da minha máquina e
> percebi que os arquivos de log se acumulam aos montes, e gostaria de
> saber se existe algum problema se eu apaga-los se não haverá nenhum
> problema ou coisa assim.
> Muito obrigado a todos.
> Allan Queiroz.

Ola Allan,

Os logs existem como um registro do que o computador fez - em caso de
problema, duvida ou mesmo curiosidade, basta ir lah e consultar. Eh um
otimo aliado na hora de fazer debug de alguma coisa que nao estah
funcionando direito.
Num servidor eles sao importantes pra vc acompanhar o que seus usuarios
estao faznedo (aprontando, tentativas de invasao, etc), mas num desktop
eles nao guardam informacao tao valiosa assim.

Sobre apagar, bom, sei lah - sei q tem programas q podem dar problemas (ou
comportamentos estranhos) se estiverem rodando e o arquivo de log
desaparecer. Por isso existem solucoes como o logrotate e o script
diario e semanal cron do sysklogd.

Completando a msg do Rafael, eu instalei o logcheck - eh um progrma q
varre os logs de hora em hora atras de problemas (invasao, pau de HW, etc)
e manda e-mails pra vc. De novo, num desktop em casa acaba sendo ateh meio
inutil, mas num servidor eh bem interessante.

--
Marcos Lazarini