redimensionar partições

Quando fui instalar o Debian criei partições com o partitionmagic para não perder os arquivos do windows. Agora que tenho uma noção melhor do espaço necessário para cada partição gostaria de modificar o tamanho delas. Se usar o partitionmagic no windows, meus arquivos do linux serão perdidos? É preciso fazer algo no linux ou ele vai se entender bem automaticamente com as novas dimensões? Existe algum programa melhor para fazer isso (para linux)?
Obrigado.