Re: [off topic] Fibra otica

On Wednesday 11 August 2004 15:20, marcosvituriano@superig.com.br wrote:
> Desculpem o off,
>
> Alguem aqui trabalha com supervisão de fibra ótica e tecnologias
> relacionadas? Queria a principio uma orietação para leitura. Queria um
> livro que abrangente desde o "how to" a tecnologia até todos os
> equipamentos envolvidos e quem sabe falar sobre DWDM e afins.
> Grato,
>
> Marcos

Olá Marcos.
Vc pode achar bastante informção a respeito de DWDM nos seguintes papers.

"Technologies and Architectures for Scalable Dynamic Dense WDM Networks" IEEE
Communications Magazine, vol 38, pp. 128-133, Junho 2000.
Elmirghani, J.M.H e Mouftah, H.T.

"Approaches to Optical internet packet switching" IEEE Communications
Magazine, vol 38. pp116-122, Setembro 2000
Hunter, D.K. e Andonovic, I.

E um livro sobre fibra ótica:
"Understanding fiber optics" Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2001
Hetch, J

Vi essas referências num livro do Tanembaum que eu estou lendo.
Mário H.C.T>