Ex. de config de DNS dinâmico (Re: Rede Interna + dhcp + dns interno)

Raukley,

uma coisa que parece que poderia te ajudar é o chamado DNS dinâmico,
onde o DHCPd, após liberar um IP, atualiza o DNS com o ip e o respectivo
nome. Uso essa configuração aqui em casa, porém o nome das máquinas é
definida uma a uma, via /etc/dhclient.conf.

Uma lista de documentação que vc pode pesquisar:
- www.isc.org -> veja oi assunto Dynamic DNS
- google.com : pesquise dynamic DNS.

Segue abaixo os arquivos de configuração que utilizo.

Tem uma parte que é a geração de senhas para permitir a autenticação,
mas eu não lembro como é que se faz. Qdo vc conseguir fazer a coisa
funcionar, poste a sua receita aqui para a lista.

---dhcpd.conf------
# dhcpd.conf

option domain-name "blabla.net";
option domain-name-servers 192.168.171.1;

default-lease-time 3600;
max-lease-time 6048000;

authoritative;

# ad-hoc DNS update scheme - set to "none" to disable dynamic DNS updates.
ddns-update-style interim;

# DNS dynamic update
key DHCP_UPDATER {
         algorithm HMAC-MD5.SIG-ALG.REG.INT;
         secret <aqui é senha>;
};

zone blabla.net. {
        primary 127.0.0.1;
        key DHCP_UPDATER;
}

zone 171.168.192.in-addr.arpa. {
        primary 127.0.0.1;
        key DHCP_UPDATER;
}

subnet 192.168.171.0 netmask 255.255.255.0 {
  range 192.168.171.10 192.168.171.127;
  option routers 192.168.171.1;
  ddns-domainname "blabla.net.";
  ddns-rev-domainname "171.168.192.in-addr.arpa.";
}
-------------------

--named.conf-------
key DHCP_UPDATER {
         algorithm HMAC-MD5.SIG-ALG.REG.INT;
         secret <aqui é mesma senha que foi definida no arquivo de conf. do dhcp>;
};
zone "blabla.net" in {
        type master;
        file "s/blabla.net.zone";
        allow-update { key DHCP_UPDATER; };
};

zone "171.168.192.in-addr.arpa" in {
        type master;
        file "s/171.168.192.in-addr.arpa";
        allow-update { key DHCP_UPDATER; };
};

--
Feng Sian <redbrick1 at terra dot com dot br>
Linux user #160781