2 Problemas (Thunderbird e Placa de Som CM8738)

Olá a todos da lista.

Meu nome é Rafael e sou novato na lista.

Bom, antes de mais nada, esta sendo o meu primeiro contato com o Debian voltado para o desktop. Confesso que tive que quebrar a cabeça um pouco, pois estava acostumado a usar o Mandrake e o Suse, e as configurações deles são quase que automáticas.

Estou gostando muito do Debian, já fiz algumas atualizações e hoje meu sistema está quase do jeito que eu gosto.

Ao instalar o Firefox e Thunderbird, ambos vieram em ingles. Procurei no apt-cache um "locale" para ptbr, mas não achei. Alguém sabe algum source que contenha, ou este locale não existe?

E quanto ao som, não consegui fazer o mesmo funcionar. Instalei o sndconfig, ele chega a reconhecer minha placa de som (CMEDIA 8738) mas aparece o seguinte erro:

|The C-Media Electronics Inc|
|CM8738   │
│ is not currently supported|

Dei uma procurada no google, mas nao achei algo que realmente tirasse minha duvida

Se alguem aqui já passou por isso e tem alguma idéia do que eu posso fazer, será de grande ajuda

[]'s
Rafael