Re: Separar particoes

Depois de encolher o filesystem e criar uma nova partição
vazia:

a) formate-a (por exemplo com ext2) mke2fs /dev/hdXX
b) Monte a nova partição em algum lugar mount /dev/hdXX /mnt
c) copie o seu home para lá cd /mnt; tar cf - /home | tar xvf -
d) renomeie seu /home para /home-velho e crie o novo /home vazio
e) adicione o novo FS no fstab

/dev/hda3  /home   ext2   defaults,errors=remount-ro  0   1

f) reinicie seu computador
g) confira que o novo /home tem tudo o que tem no /home-velho

pode até ser com diff /home /home-velho

h) faça o que bem entender com o /home-velho

Eu sempre aconselho um bom backup antes.

--
Eduardo Marcel Macan <macan@colband.com.br>
Colégio Bandeirantes LTDA