Re: Gonome 2.2

Em Fri, 7 Feb 2003 15:11:39 -0300
"Luiz Fernando Andrade" <luiz@netra.com.br> escreveu:

> Porque o Debian 3 já não vem o Gnome 2 ?
> é meio frustante copiar 7 cds e não ter nem o Gnome nem o KDE
> atualizados!!! Até o FreeBSD, que normalmente demora mais para
> atualizar seus pacotes, na versão 4.7 já vem com estes programas
> atualizados!!!

  O processo de lançamento de uma nova versão estável do Debian é
ligeiramente diferente das outras distros. Uma das prioridades do Debian
é a estabilidade.

  Resumidamente, há três "versões" distintas no debian:
- estável (atual: woody): nessa nenhum pacote é alterado, a não ser para
      corrigir bugs críticos de segurança. Isso é feito assim para não
    se incluir novos bugs na versão estável.

- "testing": nessa ficam pacotes que já estiveram na "sid" por algum
  tempo sem nenhum novo bug crítico. Essa é a candidata a próxima
estável. Apesar de ser considerada em testes, acho que é mais
estável que a versão considerada estável de muitas distros por aí.

- "sid": nessa está o bleeding edge, tudo que há de novo. Pra quem gosta
      de emoções fortes ;)

  Quando o Gnome2 foi lançado, acho que a woody tinha sido recém
lançada, ou estava em vias disso, de forma que não se aceitava a
inclusão de novos pacotes (oficiais). Lembro que a segurança é um dos
principais compromissos do debian.

  Nada impede, porém, que você utilize pacotes da testing, que são mais
novos, ou da sid (não recomendo, a menos que esteja disposto a aceitar
alguns problemas eventuais). Há ainda a possibilidade de usar pacotes
não oficiais, portados para funcionar na estável. Posso chutar, com boa
chance de acerto, que pelo menos uns 50% dos assinantes dessa lista já
se aventuraram a usar os pacotes do gnome2 portados para o woody pelo
nosso amigo Kov. Eu mesmo uso, e posso dizer que está muito bom.

  Além disso, não é de extrema importância ter os 7 cds (se é que isso
tem alguma importância :). Eu só tenho o primeiro e o segundo, acho, mas
nem uso muito, já que instalo na maior parte, pacotes da testing :)

  Portanto, o Debian _tem_ gnome2, kde3, e o que mais vc quiser, basta
usar o apt apropriadamente.

Até mais :)

--
Paulo R. Ormenese