Re: Alguns probleminhas: WMaker, Som e Teclado

Em Sáb, 2002-12-21 às 09:50, Filipe Lautert escreveu:
> Olah lista,

	Olá...

> acabo de migrar para o Debian, e como em toda migração, estou com
> algumas duvias:

	Antes das perguntas vou sugerir a você para tentar postar uma pergunta
em cada mensagem, pois fica mais fácil para os outros pesquisarem depois
no histórico da lista. :)

> 1) Como faço para instalar o Window Maker? Nas outras distros eu usava o
> wmaker.inst, q criava o diretorio GNUstep e colocava ele como default no
> startx. E como faço do debian? Ah, o X estah funcionando, mas com o KDE
> no startx...

	Bem a pergunta já foi respondida, mas acho que talvez você vai precisar
do "update-alternatives" (man 8 update-alternatives)

> [...]
> Soundblaster audio driver Copyright (C) by Hannu Savolainen 1993-1996
> sb: Creative SB AWE64 PnP detected
> sb: ISAPnP reports 'Creative SB AWE64 PnP' at i/o 0x220, irq 5, dma 1, 5
> SB 4.16 detected OK (220)
> sb: 1 Soundblaster PnP card(s) found.
>
> E no /proc/modules fica assim:
>
> filipe@wind:~$ more /proc/modules
> sb                      7328   0 (unused)
> sb_lib                 32256   0 [sb]
> uart401                 6016   0 [sb_lib]
> sound                  52876   0 [sb_lib uart401]
> soundcore               3236   5 [sb_lib sound]

	Até ai tudo bem...

> Mas quando inicio o alsa ele nao inicia, com o erro:
>
> wind:~# /etc/init.d/alsa start
> No ALSA driver installed
> Starting ALSA sound driver (version none):modprobe: Can't locate module
> snd
>  failed.
>
>  Nesse caso, o o que posso fazer?

	O seu som já deve estar funcionando, só que você primeiro carrega os
drivers OSS e depois tenta iniciar o Alsa. Tente usar a placa de som sem
o Alsa, ou então não use mais o OSS.

>  3) Meu amigo instalou um teclado e ele colocou em um padrao azerty
>  (acho q eh isso). Como ele pode mudar o layout desse teclado? (PS: nao
>  vale dizer q ele deve arrancar as teclas e troca-las de lugar!!!)

	Bem eu gosto de usar o "dpkg-reconfigure console-common", mas não sei
se a versão do Woody já tem a configuração pelo Debconf (creio que sim).