Re: Ligação ethernet entre 2 máquinas Linux

olá a todos,

na questão de você precisar de um gateway para uma rede entre duas máquinas
como é o seu caso, a resposta é não, você não vai precisar de gateway, pode
deixar como coloquei abaixo, a "#" na frente da linha que define o gateway,
assim ela ficará um comentário e se no futuro você quiser utilizar ela, terá
o modelo.

Você só usaria gateway se fosse como o meu caso, por exemplo, em que meu
modem ADSL é um server dhcp e eu navego através dele, ai necessito
obrigatoriamente de um gateway para que isso seja possível.

iface eth0 inet static

address 192.168.7.106
netmask 255.255.255.248
network 192.168.7.104
broadcast 192.168.7.111
# gateway 192.168.7.105

Na questão de você definir rotas aqui, isso está fora de questão, aqui não é
o lugar para isso.

No seu caso a sua configuração ficaria assim ...

iface eth0 inet static

address 192.168.1.1
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0