3 dúvidas

Pessoal,

1) ontem consegui instalar o jdk1.3.1 tipo, quando eu copiava o .bin dele do cd para o hd pelo linux e tentava executar ele dizia que o arquivo tava corrompido, mas quando copiei do cd para o hd pelo windows e depois rodei ele no lin, ele funcionou numa boa. O que pode ter acontecido?

2) como faço para que um arquivo possa ser executado de qualquer diretório? tipo o appletviewer do jdk só ta sendo executado de dentro do diretório do jdk com o comando ./appletviewer, e se eu saio do diretório do jdk ele nem acha o comando. como posso mudar isso?

3) para instalar fontes é só dar o comando ttfmkdir > fonts.scale e depois ttfmkdir no diretorio onde estão as fontes? preciso instalar o xfs como servidor de fonte true type? como consigo ver se as fontes foram instaladas?

[]´s
Iced Sun