Re: Debian como Desktop - Problemas

On Wed, Dec 18, 2002 at 01:54:10AM -0200, Robson Negreiros wrote:
> Oi a todos,

Olá Robson

> irei direto ao assunto,
>
> 1o. Como faco para dar suporte a 3D na minha placa RIVA TNT2 32mb PCI, ela
> funciona bem com o xserver-svga (versao 3), quando instalo o xserver-xfree86
> (versao 4) nao consigo nem coloca-la pra funcionar.

como outros já lhe indicaram, o suporte às placas da Nvidia não é bom no
X que vem com o woody; assim, o mais indicado é instalar o driver
proprietário do fabricante (Nvidia).

o Debian tem facilitadores para isto: instale os pacotes
nvidia-kernel-src e nvidia-glx-src, siga as instruções dos pacotes (nos
READMES) para compilar o módulo do kernel (é preciso compilar este
módulo para que o driver funcione).

ou seja, vc terá que:
1. instalar os pacotes mencionados
2. compilar o módulo do kernel (é preciso ter um kernel-source
instalado; não sei se só os headers funcionariam)
3. instalar os pacotes .deb que serão criados nos passos anteriores
(nvidia-kernel-VERSAO.deb nvidia-glx-VERSAO.deb)
4. alterar o /etc/X11/XF86Config-4 e mudar o driver para nvidia (siga as
instruções que estão no site da nvidia para estas alterações).

   tudo deverá funcionar então; caso falhe, poste novamente, com msgs de
erro, logs, etc, para que possamos entender o problema e ajudar
precisamente.

> 2o. Quando usava potato, e ate mesmo o upgrade potato->woody, meu som saia
> legal, agora que instalei o woody do zero (2.4.18bf) ta com um chiado.

duno :-(

> 3o. Modem USR 33.6 ISA PNP, como configuro?

é preciso ter suporte a pnp no kernel; não sei exatamente onde isto
ficaria no /proc, mas deve ter alguma entrada lá indicando. verifique se
o suporte foi compilado como módulo; aí então, carregue o módulo e veja
se sua placa foi detectada/configurada. depois acho que é só usar o
pppconfig para configurar os provedores.

> 4o. OFF_TOPIC: Uso na empresa o win2k server, utilizo o mozilla como leitor
> de email, só que quando recebe um determinado numero de mensagens ele diz
> que nao pode receber mai mensagens pois nao tem permissao de escrita, mesmo
> eu sendo o administrator (nao uso quota de disco).
> OBS.: no win98 deu o mesmo erro, jah o outlook express funciona normalmente
> nos dois.

especulando:
 - que protocolo vc utiliza? pop3 ou imap?
 - experimente rodar o fetchmail em modo debug (verboso) e veja se há
   algo nos logs que dê indicação do erro.
 - alguns destes problemas são no servidor; as mensagens dos clientes
   quando algum erro ocorre é que não são precisas; por isso, utilizando
   um cliente "falador" vc poderá saber onde está o erro.

como informação: também só utilizo Debian no meu desktop; tenho uma
placa da nvidia; apenas meus servidores não são winX; são Debian também!

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"