Swap (Dobro da RAM ??)

> Essa é uma coisa que eu sempre leio por ai mas q eu nunca consegui entender. Quanto mais ram vc tem mais swap vc deve colocar ? Isso nao ta errado ? Deveria ser o contrario: quanto mais ram vc tem menos swap vc deve colocar. A swap nao tem q ser diretamente proporcional à RAM (quanto mais RAM mais swap), ela tem q ser inversamente proporcional (quanto mais RAM menos swap), certo ? Ou eu to maluco ?

Essa é uma duvida minha também, e que nos FAQ cada um fala uma coisa. Ouvi falar que o limite de 256 Mb tinha se extinguido
a partir do kernel 2.4.x e que a particao swap é ilimitada. Aqui tem uma máquina com 4Gb de memória de um professor
que faz cálculos de simulação que necessita **mesmo** do swap, pois o programa
ocupa toda esta memória e quer mais !!!

Devo abrir um swap com o dobro da ram?
É aconselhavel várias partições swap de 256Mb até atingir o dobro da ram?
Isto melhora a performance do swap (nao teria de inicializar uma nova particao }?

obrigado

Marco