apt-deb x apt-rpm (era Re: Debian? Por que?)

----- Original Message -----
From: Otavio Salvador <otavio@debian.org>
To: Felipe <felipe_fsf@terra.com.br>
Cc: d-u-p <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Tuesday, December 17, 2002 9:10 PM
Subject: Re: Debian? Por que?

>Bom Felipe.

[...]
>Fazendo uma comparacao meio ridicula, eh como voce se perguntar: O que
>eh melhor para andar no barro, uma camionete 4x4 ou um carro de
>passeio?
>
>Basicamente voce consegue fazer o mesmo com os 2 mas com o primeiro
>voce estah mais seguro, a suspensao foi pensada para esse uso e tal.
>
>Nao sei se consegui ser claro.
[...]

vc conseguio ser claro na sua analogia. você disse que o dpkg foi projetado
para o apt e o rpm não, mas o rpm também tem controle de dependências...
além disso eu não entendi o que isso significa na prática pra um usuário
comum. por exemplo, um usuário usar o apt-get pra puxar um pacote +
dependências. O que o apt-rpm faria de errado? e se fizesse alguma coisa
errada, o problema seriam pacotes mal feitos, o que em teoria pode acontecer
tanto com o deb quanto com o rpm, não? Isso do apt conectiva é uma
curiosidade minha há algum tempo, eu tenho a impressão (não sei se é só
impressão) de que o apt do conectiva é menos usado que no debian.