trocar fonte default Gnome

Olá pessoal,
desculpe a pergunta que acredito ser ridícula mas que não pude escapar :

Como eu troco a fonte padrão do Gnome 1.4 ?

explico:
ontem eu fiz um apt-get install xfonts. e ele puxou uma quantidade enorme de arquivos de fontes (foi Mega a dar com pau, até no Speedy 512K demorou), instalou bonitinho,
depois eu reiniciei o X, e quando voltou o Gnome observei que as fontes dos aplicativos perderam a sua fonte original (que não lembro o nome) e agora tem uma fonte (que provavelmente não é ISO8859-1) que não tem acento nenhum, percebi isto principalmente porque os cabeçalhos dos mails no sylpheed apresentavam caracteres malucos onde haviam acento ou cedilha, depois ví que outros programas sofriam do mesmo mal,
fucei no gnome-control-center (a caixinha de ferramentas) e não achei nenhum lugar onde pudesse configurar o tipo de fonte padrão dos aplicativos e não tenho a menor idéia aonde isto está .

Agradeço qualquer ajuda
Obrigado
Sucesso
--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br