instalaçao de aplicativos para linux

Tenho algumas duvidas sobre instalçao de programas(pacotes) no linux , por
exemplo: no windows quando eu quero instalar  agum aplicativo , basta que se
rode o instaldor que fica tudo certo. Com relaçao ao linux (generalizando
qualquer distribuiçao) isso e possivel tambem?
Com certeza  no caso da debian   existe centenas de pacotes via apt-get , eu
sei disso mas se na eventual necessidade de necessitar de um aplicativo que
nao conste na lista de pacotes (por ex um aplicativo comercial qualquer )
qual  seria o procedimento para instalaçao do mesmo?

A instalaçao do referido aplicativo estaria condicionada  a versao da
distribuiçao em questao,  ex ..um determidado programa poderia ser instalado
na debian potato ou woody sem maiores problemas ?

att
Marcos