Re: pergunta simples .. mas importante

* Fernando Fraga e Silva (fraga.silva@ig.com.br) wrote:
> [...]

[...]

Voce so tem acesso aos comandos que o usuario tem direito. Os comandos
administrativos somente o root tem acesso.

> O que aparece no prompt do console é definido no arquivo /etc/profile através
> da variável de ambiente PS1. Para mudar isto veja o Bash-Prompt-HOWTO no
> www.linuxdoc.org. E para saber como funciona as variáveis veja "man bash".

Alem disso, o prompt do usuario remete aos poderes do usuario, que sao
limitados a usar os programas rotineiros. Se voce e ao mesmo tempo
usuario e root e acha um saco ficar trocando de secao para fazer alguma
coisa, voce pode usar algum programa que o equipare ao root, como o sudo
e o fakeroot.

> De qualquer forma recomendo a vc. um curso de Linux como o abaixo (muito bom):
> http://www.netdados.com.br/tlm/tlm3.4/

Recomendo tambem os documentos encontrados na pagina da
debian-br.cipsga.org.br, bem como o guia foca-linux.

[]'s
|   .;'``-. | Marcio China <china@pbh.gov.br> |Empresa de Informática e
|  : :'   : |                                 |Informação do Município
|  ; ;   ,' | Debian GNU/Linux user 186538    |de Belo Horizonte
|    `-._   | http://debian-br.cipsga.org.br  |Prodabel S/A

"Deus morreu, Marx morreu, o comunismo morreu,
e, eu próprio, também não me sinto lá muito bem..."