Re: login automatico no X

On Tue, 4 Dec 2001 17:09:53 -0200
alo@andreaguerra.solvo.com.br (Andre Luiz de Oliveira) wrote:

> ae... para muitos a questao agora eh: "quem eh o kov"
sou eu =)

Pedro, seguinte, o que eu fiz é uma coisa bem hack mesmo, o
ideal, na minha cabeça, seria implementar isso com o gdm (que
permite fazer isso na configuração) mas o "truque" que usei foi
o seguinte:

/etc/inittab:
6:23:respawn:/home/usuario/inicia-x.sh 38400 tty6
# coloco a chamada ao script no console 6 ao invés de abrí-lo
# com o getty

/home/usuario/inicia-x.sh:
#!/bin/sh
su usuario -c startx
halt

/home/usuario/.xinitrc:
#!/bin/sh
ion& # esse é o wm que eu escolheria para 1 aplicação apenas
programa # no caso eu uso o mozilla aqui

uma coisa importante pra essa "brincadeira" funcionar é fazer com que
o X permita que "ALL" usuários possam iniciá-lo, isso você pode
mudar em /etc/X11/Xwrapper.config (isso era em outro lugar há algum
tempo atrás, pode ser que seu sistema seja potato... tenta o Xserver)

note que o que eu quis fazer foi que quando o mozilla saísse
o X caísse e o pc automaticamente fosse haltado depois disso
note também que isso estou lembrando de cabeça desde a última
vez que fiz e que quando eu fiz fiquei fazendo diversos testes
até conseguir o comportamento que eu queria, então alguma informação
pode estar errada ou inexata... talvez seja bom dar uma olhada na
implementação do PiterPunk, como foi citado, que pode ter feito
algo mais "sólido" e menos "hack" =)

espero que ajude!

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |