Re: Problemas com o Qpopper

Ola Jose,

José Manoel Junior wrote:

> Estou com o Debian 2.2 ao qual pasou a ser o servidor daqui, pois antes era
> uma outra maquina com Slakware 3.5
>
> Passei todos os serviços, arquivos de configuração que imaginei serem
> primordiais e diretorios dos usuários para a nova máquina.

Voce migrou de Slack para Debian, certo? Pegou os arquivos que estavam
no Slack e jogou na sua box Debian... Bom, a combinacao Sendmail +
Qpopper dificilmente muda de uma distribuicao para outra. Os diretorios
de dados e spool geralmetne sao padroes.

> Tudo parece estar funcionando bem: Apache, Bind, Sendmail...
>  O unico problema esta no servidor pop3. Eu dei um 'apt-get install qpopper'
> e ele instalou aparentemente sem problemas. Mas quando ele recebe uma
> requisição via telnet para a porta 110, por exemplo, ele nega o acesso.
> Verifiquei no /var/log/syslog a seguintes linhas:
>
> Feb 15 19:52:28 unir01 in.qpopper[610]: Unable to open temporary maildrop
> '/var/spool/pop/manoel.pop': Permission denied (13)
> Feb 15 19:52:28 unir01 in.qpopper[610]: manoel@localhost: -ERR System error,
> can't open temporary file, do you own it?

Parece que o Qpopper nao esta conseguindo graver seu lock file no
diretorio apropriado. Verifique como esta a permissao para o diretorio
/var/spool/pop. O meu esta da seguinte forma e funciona perfeitamente:

anderson@akhenaton:/var/spool$ ls -ld pop
drwxrwsr-x    2 root     mail         4096 Feb 15 23:09 pop

Tente adequar as permissoes como o exemplo acima, veja se funciona!

O Qpopper cria um lock file quando um usuario se conecta na porta 110
para baixar seus e-mails. Este lock file eh gravado no diretorio acima e
ele cria com as permissoes do proprio usuario, como por exemplo:

akhenaton:/var/spool/pop# ls -la
total 8
drwxrwsr-x    2 root     mail         4096 Feb 15 23:15 .
drwxr-xr-x    9 root     root         4096 Feb 15 23:06 ..
-rw-------    1 anderson mail            0 Feb 15 23:15 anderson.pop

No exemplo acima, eu me conectei na porta 110 e listei o conteudo do
diretorio. Veja que o anderson.pop esta com o dono "anderson" no grupo
"mail" . Se a base do diretorio nao estiver com permissao para todos os
usuarios e grupos, certamente tera este tipo de erro.

Mude as permissoes e veja se funciona.

[]s

C. Anderson