Mapa de teclado CORRETO para português em teclados US

Colegas,

Configurei o teclado recentemente no Debian 2.1 utilizando-me de mapas
de teclado oferecidos em uma certa página (que há algum tempo que
expirou. Eu mantinha os arquivos no HD), junto do pach do Quinot.
Tenho cedilha e os demais acentos, mas tenho problemas com as aspas, ou
na realidade não tenho problemas, pois simplesmente não as tenho, nem em
console nem em X!
Como programo em C/C++, preciso das aspas urgentemente...
Alguma idéia ou arquivo que me permita tê-las e manter a configuração
para suporte a nossa língua?

Antecipadamente agradecido,

Cláudio da Silveira Pinheiro