Re: Como usar o ISAPNP

Oi,  :

> Este é o endereço correto preu enviar menssagens pra esta lista?
Eu acho que sim :-)

> Como eu uso o isapnp para configurar meu hardware pnp?
Simples: instalas o pacote isapnptools, este tem dois programas principais:

	pnpdump : lista os dispositivos pnp e as possíveis configurações.
	isapnp  : Configura e ativa os dispositivos.

Os passos a seguir são :

Criar a lista de dispositivos :
	pnpdump <opçoes> > /tmp/isapnp.conf

Escolher desta lista uma configuração. A informação necessaria para se
configurar um dispositivo pnp são o(s) porto(s), os dma(s) e o(s) irq(s).
o arquivo criado no passo anterior (/etc/isapnp.conf) tem a seguinte estrutura :

.......(linhas com informação......
(CONFIGURE YMH0800/-1 (LD 0

# Multiple choice time, choose one only !

#     Start dependent functions: priority preferred
#       Logical device decodes 16 bit IO address lines
#             Minimum IO base address 0x0220
#             Maximum IO base address 0x0220
#             IO base alignment 16 bytes
#             Number of IO addresses required: 16
# (IO 0 (SIZE 16) (BASE 0x0220))
................listanse mais portos..........
#       IRQ 5.
#             High true, edge sensitive interrupt
# (INT 0 (IRQ 5 (MODE +E)))
#       First DMA channel 0.
#             8 bit DMA only
#             Logical device is not a bus master
#             DMA may execute in count by byte mode
#             DMA may not execute in count by word mode
#             DMA channel speed type F
# (DMA 0 (CHANNEL 0))
................lista-se mais dma..............
#     Start dependent functions: priority preferred
#       Logical device decodes 16 bit IO address lines
#             Minimum IO base address 0x0220
#             Maximum IO base address 0x0220
.............repete-se a estrutura anterior.

Este exemplo é da minha placa de som

Resumindo a estrutura é :

# escolha 1
  conjunto de portos.
  irq(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario
  dma(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario
#escolha 2
  conjunto diferente de portos
  irq(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario
  dma(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario

O que você tem que fazer é escolher o conjunto de feito a não ter conflitos com
outros dispositivos. a lista de portos, irq e dma usado aparece sob /proc :
	/proc/ioports     lista dos portos atualmente usados.
	/proc/interrupts  lista das interruções atualmente usadas
  	/proc/dma         lista das dmas atualmente usadas.

Uma vez escolhido um conjunto de valores por dispositivo você tem que ativar a
configuração :
	isapnp /tmp/isapnp.conf

Ativar os dispositivos
	modprobe <módulo>