Permissoes para usuarios [Era: Instalacao do Grip]

> Mas eu estou executando a partir do xterm !!!!

Voce esta rodando o X como o usuario normal, abriu um Xterm e mudou pra root,
ne? Bom, se voce realmente precisar usar o grip como root, faca:

--[ como usuario normal ]--
xhost +
su

--[ como root ]--
export DISPLAY=:0
grip

O ideal seria dar permissao de leitura do dispositivo de CD ao usuario que voce
pretende usar. Por exemplo, suponha que o seu CD eh /dev/hdd, e o usuario se
chama lsouza. Nota: $ eh o prompt.

1) Cheque qual o grupo dono de CD.
	$ ls -l /dev/hdd
	-rw-r-----	root	disk		/dev/hdd
                        ^^^^

2) Adicione lsouza ao grupo disc
	addgroup lsouza disk

3) Proto, agora lsouza pode ler o CD e voce nao procisa mais usar o root. Voce
pode
   fazer o mesmo pra qualquer outro usuario.

4) Se voce quiser que lsouza tambem possa usar os dispositivos de audio, faca a
mesma
   coisa para o grupo dos dispositivos de audio:
	$ ls -l /dev/dsp
	-rw-rw-r--	root	audio		/dev/dsp -> /dev/dsp0

	$ ls -l /dev/mixer
	-rw-rw-r--	root	audio		/dev/mixer -> /dev/mixer0

	addgroup lsouza audio

Os nomes dos grupos podem variar. Lembre sempre de adicionar o usuario ao grupo
correto. Ah, as mudancas de grupo tambem nao acontecem de imediato. Se voce ja
estiver logado como lsouza, voce vai precisar deslogar (sic) e logar novamente.

--
Pazu <pazu@animegaiden.com.br>