RES: make menuconfig (onde tenho q digita isso ???)

	Olá,

	Nominho difícil de ler, hein? :)))

> Olah a todos, estou precisando adiciona o modulo da minha
> placa de som no

	Você já tentou rodar o modconf? Ele configura os módulos suportados
pelo kernel no Debian.

> kernel (cm8738) mas meu debian naum tem o diretorio
> /usr/scr/linux (tem soh
> /usr/scr),

	Por acaso não seria /usr/src? No caso da Debian, o procesos de
instalação não coloca os fonte do kernel por padrão. Para isso, digite:

apt-get install kernel-source-2.2.18
ou
apt-get install kernel-source-2.2.19

	Ele vai copiar um arquivo .tar.bz2 para o seu /usr/src . Descomprima
com bunzip2 (talvez você tenh que instalá-lo também) e tar . Depois crie uma
ligação simbólica para esse diretório:

ln -s kernel-source-2.2.19 linux (dentro do diretório /usr/src)

	Aí sim, você poderá rodar o processo normal de compilação do kernel.
Caso você se interesse, o pessoal da Debian criou um package específico para
criar .deb's para imagens de kernel:

apt-get install kernel-package

	Outro detalhe: você vai precisar de mais alguns programas para
conseguir compilar ou rodar o make menuconfig por exemplo. Dê uma olhada em

http://packages.debian.org/

	Procure kernel-source e kernel-package

> tenho q entra pra digita o "make menuconfig" ???

	Depois que você criar o link, digite o make dentro de /usr/src/linux

> Tbm kero sabe c eu digita "apt-get dist upgrade" , qual eh o
> tamanho da
> atualizacao atual q ele baixara ??? (tipow, qtos megas, pra
> eu pode calcula
> o tempo pra faze o upgrade pra 2.2r3)

	Quando você faz digita apt-get dist-upgrade, o dpkg calcula o
tamanho total de packages que você precisa baixar e o espaço que os mesmos
vão ocupar no seu HD depois de instalados. É só rodar o comando que ele vai
pedir confirmação. Dica: se você usar a opção -d (download-only) ele vai
apenas baixar os pacotes, sem instalar nada. Com isso você pode deixar
rodando sem precisar esperar o processo de configuração. Os arquivos vão
ficar armazenados em /var/cache/apt (inclusive os baixados parcialmente, que
ele vai dar resume automaticamente). Quando esse processo tiver terminado,
rode o mesmo comando, sem o "-d".

> Obrigado... aguardo respostas !!!!

	Tente escrever em português... as pessoas terão mais facilidade em
ler, e consequentemente responderão mais rápido :)))

	(Não me leve a mal, mas eu detesto esses neologismos e abreviações)

André Leão Macedo
DATAPUC - Sistemas
andremac@pucminas.br