Re: Estou abandonando o software livre (o troco)

Sr. Maçan,

Nunca esperava tal atitude de tua parte! Uma pessoa que se mostrou íntegra durante anos me aparece agora vendida ao "lado negro da Força". Não entrarei no mérito de tuas razões pois elas não merecem qualquer análise, de tanto que eu as repudio. Conte-as para aqueles que ainda acreditam em Papai Noel e Coelinho da Páscoa... Ah, já sei! Deve ser este um dos atrativos para desenvolver software proprietário, além da tua natural ganância (afinal, alguém tem que bancar teus "terninhos", hein???) ... queres poder encher teus programas de "easter eggs"!!! Saber que teus futuros usuários pagarão para ter em seus códigos-objeto um monte de lixo que só você e teus amigos mais íntimos saberão pra que serve e como executá-los, ou seja poder rir como fazem outros magnatas da indústria do software! Só pode ser a proximidade da Páscoa para ter-lhe dado esse estalo nessa célebro que um dia foi idealista.

Sinto vergonha que o poder do mercado tenha comprado teus ideais e transformado você em mais um mercador de programas fechados, com reserva de mercado da inteligência neles embutida! Desde que nos conhecemos, sempre tive a leve suspeita que aquela mudança de Campinas, um centro de inteligência do Brasil, para a grande megalópole não poderia contribuir para que atinja outros patamares de elevação espirutual. Não! O amigo não viu a Luz... mas sim o brilho do vil metal! E a cor de seus raios não é pura como a Luz da Iluminação dos que crêem poder mudar esse Mundo, tranformando numa Aldeia Global de Solidariedade e Humanidade... mas sim raios dourados de um ouro que foi obtido a custa de muita desgraça e exploração da maioria sem recursos pela minoria rica e egoísta que governa este País e muitos outros. E' uma imagem decadente a que vejo ao ler teu manifesto abidicando do Software Livre!

Como bem dizem os Profetas... o Mundo está cheio daqueles que querem subverter as boas almas e trazê-las ao lado fácil do bem-viver! Honrados são aqueles que vêem essas portas se abrirem e mantêem-se firmes em seus ideais. Mas a sede pelo poder mexe até com aqueles que um dia acreditei serem fiéis. Preciso ser humilde para reconhecer que as Forças do Mal tem muitos artifícios e que, como a carne, o espírito também é fraco. Mas me entristesse muito ver cada alma que se entrega ao poder do Dinheiro... ferramenta do Capital Especulativo... dos Grandes Interesses Internacionais... que transforma a Aldeia Global numa grande loteria entre aqueles que sorteiam a Vida dos mais necessitados... afinal, tudo não passa das vontades dos Bill's existentes por aí. Que um deles te abençoe e que te ofereça a chance de explorar todo teu potencial e cada suor teu em uma baia na matriz da repugnante Micro$oft!!!

Por fim, caro amigo (manterei esse nível de nossas relações para que não digas que um dia o repudiei)... Seja feliz na busca do sucesso fácil... tenha em mente que aqueles que dividiam contigo os ideais de uma indústria de software acessível a todos ainda manterão o Sonho como uma meta a ser alcançada, independente de quão duras forem as batalhas e quanto o Tempo nos traia ao ver possoas como você traírem nossos ideais. Vá... siga o chamamento daqueles que preferem a escuridão do pensamento, pois só enchergam seus próprios umbigos! Mas não esqueça jamais... existe hoje, e existirá amanhã, em algum lugar, uma comunidade que estará pronta para receber novos adeptos, mesmo que tenham pecados em sua perigrinação. Sim... nós da Comunidade do Software Livre abençoaremos seu retorno quando sentires que a luz que brilha em seu coração não é a do ouro mas sim a Luz da Liberdade... porque todos sabemos que "errar é humano, mas perdoar (mesmo à você) será divino".

Esteja em Paz, Irmão... e reze pelos teus futuros pecados, pois eles serão milhares nessa via que escolheste.

Em nome da Comunidade de Software Livre digo, quase ao meio-dia desta data, ...

Primeiro de Abril !!!

Um forte abraço,

Ronaldo Lages
rclages@via-rs.net